Ícone do site Blog Help Casamentos

Casamentos que começaram pela internet duram mais, diz estudo

Algumas pessoas acham perigoso se relacionar com alguém que se conhece através da internet. Realmente, muitos não são 100% sinceros ao se apresentar para uma pessoa pela qual tem interesse de se relacionar quando esse contato é feito pela web.

O estudo entrevistou 19 mil pessoas para concluir que o índice de divórcio é menor entre quem se casou depois de uma relação online (Foto: Divulgação)

Porém, quem arrisca e toma os devidos cuidados procurando se encontrar em locais públicos com o “namorado virtual”, pode vencer essa barreira quase que informal das relações online e fazer esse relacionamento virar algo sólido, levando até ao altar, em muitos casos. Pelo menos é nisso que acredita John Cacioppo, que é o autor de um estudo que aponta que relações que começam pela internet fazem o casamento durar mais.

Estudo conclui que casamentos que começaram com encontros virtuais duram mais

John Cacioppo é da Universidade de Chicago, onde desenvolveu seu estudo. O pesquisador disse que os resultados da sua pesquisa trás esperança para quem está procurando algo mais sério com conhecidos por meio de páginas de relacionamento e salas de bate-papo.

“Espero que isso incentive as pessoas a se sentir autênticas, e não estranhas, se elas buscam parceiros online”, declarou Cacioppo, diretor do Centro da Universidade para a Neurociência Cognitiva e Social. “É um novo ambiente e um mundo novo, e não devemos temê-lo”, concluiu.

O estudo mostrou que as relações virtuais podem dar certo na vida real (Foto: Divulgação)

Serviço de encontros online foi quem encomendou estudo

A pesquisa que analisou casais formados pela internet que se casaram foi encomendado pelo eHarmony, que é um serviço de encontros virtuais. O estudo contou com a participação de mais de 19 mil participantes, nos Estados Unidos, sendo que todas essas pessoas se casaram com pessoas do sexo oposto entre 2005 e 2012, e grande parte (mais de um terço dos entrevistados) tiverem um começo de romance graças a internet.

Os casamentos eram recentes e talvez por isso as taxas de divórcio eram baixas: 5% de divórcio e de 2,5% de separação.

Conclusões da pesquisa

A parcela de pessoas que começou a namorar pela internet entre os participantes da pesquisa, geralmente encontrou seu parceiro ou parceira em um site especifico de namoros (45% das pessoas). Outra parcela desse mais de um terço dos entrevistados que se conheceram pela internet e acabaram chegando ao altar, (21%) acabou encontrando a “outra metade da laranja afetiva” em redes sociais como o Facebook.

Das 19 mil pessoas entrevistadas 7,6% dos casais que se conheceram pessoalmente se divorciaram do parceiro, enquanto 5,9% dos casais formados online decidiram se separar depois do casamento. Os índices são apertados e alguns pesquisadores desse segmento acham a pesquisa imprecisa, mas pelo menos nos Estados Unidos os casamentos que comeram pela internet estão dando certo.

O estudo foi publicado na edição online da primeira semana de junho desse ano do “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Sair da versão mobile