Casamento passo a passo

Como organizar um casamento passo a passo

Vai se casamento e não sabe por onde começar? Calma, vamos te ajudar com esse artigo especial para te ensinar a “Como um organizar o casamento passo a passo“.

Como organizar casamento passo a passo
A organização de um casamento não é simples. É preciso aprender o passo a passo para não se esquecer de nenhuma etapa! (Foto: Ilustração)

Como organizar um casamento passo a passo ?

O primeiríssimo passo é marcar a data na igreja ou cartório. Se o casamento for feito no cartório em dia diferente do da igreja, anote para que quatro meses antes da data da igreja você dê entrada na documentação. Comece o planejamento entre dois e um ano antes, para conseguir pagar com facilidade os fornecedores.

Após fazer a lista de convidados você vai entender quanto vai gastar com o casamento (Foto: Divulgação)
  • Lista de convidados

Para não esquecer de ninguém quando for fazer a lista de convidados use um procedimento simples: anote por grupos/famílias.

Comece pela sua casa, sempre pelos matriarcas e vá abrindo o leque. Depois que terminar com os familiares pule para grupos. Por exemplo: Amigos do Ensino Médio, amigos da academia, amigos do futebol …

Anote as crianças e as idades. Isso interfere ao fechar alguns espaços e buffets. Geralmente, crianças menores de 12 anos pagam meia entrada.

Como organizar um casamento passo a passo
Escolha quem vai participar da cerimônia (Foto: Divulgação)
  • Lista de padrinhos, pajens e damas de honra

Não existe quantidade certa de padrinhos. No entanto, muitas igrejas recomendam no máximo 6 de cada lado. De modo geral essa é a média, mas há exceções. Antes de escolher pense no espaço que terá disponível e lembre-se que ainda terá a escolha dos pajens e damas de honra.

Para incluir as amigas solteiras no seu grande dia as suas damas de honra podem ser adultas (demoiselles). Já ao escolher as crianças a dica é fazer uma escolha com base na idade e desenvoltura. Isso porque a criança muita retraída certamente vai ficar intimidada com um monte de gente olhando e corre o risco de não entrar ou chorar muito e causar transtornos.

Como organizar casamento passo a passo (Foto: Ilustração)
  • Espaço do evento

Quando for fechar o espaço é necessário ter a lista de casamento completa. Isso porque a quantidade de pessoas interfere no espaço escolhido e no valor dele.

Também pense na localização e estrutura. Muitos espaços são econômicos, mas você terá que alugar mesas e cadeiras. Nesse caso o barato pode sair caro.

  • Convite

O convite precisa ter o local do evento, horário sempre 15 minutos a menos do horário real para dar tempo de todos se acomodarem no espaço e referências da lista de presente.

Também faça convites individuais para inibir bicões. Entregue junto com o convite formal os convitinhos individuais que precisam ser entregues no dia da festa na entrada para a cerimonial que fará a conferência da lista de presença na porta do evento.

Comece a entregar os convites de casamento para os padrinhos, ao menos seis meses antes (se exigir trajes entregue antes). Para os convidados a entrega pode ser feita junto com o convite de chá de cozinha, uns quatro meses antes da cerimônia.

  • Cerimonialista/Cerimonial/Assessora/Promoter

Um cerimonialista ruim pode destruir a festa. Ele que dita o ritmo que as coisas caminham no evento. A equipe de cerimonialista deve conter um grupo maior ou menor de acordo com a quantidade de convidados, pois uma pessoa sozinha não dá conta de fazer um evento com mais de 50 pessoas.

Ao contratar busque referências, observe a segurança do profissional, se ele é ágil para responder e-mails e se tem equipe fixa atuante. Se ele demorar para responder suas dúvidas antes de fechar o trabalho imagina depois?

O cerimonial do dia é mais voltado para quem precisa  profissional fazer da assessoria parcial, que inclui a atenção na semana do evento , reunião com fornecedores e acompanhamento da cerimônia e festa até o final.

Na assessoria completa o profissional te acompanha em todas as reuniões de fornecedores, além de fazer cotações. A noiva e noivo geralmente fazem essas reuniões naturalmente e sozinhos, não há necessidade de um assessor se você gostar de colocar a mão na massa e não se importar em fazer as cotações de serviços e produtos.

Agora, se você não tiver tempo para escolher nada e quer que alguém faça isso por você e só te chame para assinar o contrato final e finalizar os detalhes, recomendo a consultoria completa.

É comum que o cerimonialista indique fornecedores parceiros. Por um lado ajuda na cotação, por outro te restringe a um grupo de profissionais. Se não fechou assessoria completa recomendamos que pesquise profissionais por conta, fora do circulo de atuação do cerimonialista somente. Isso te ajudará a encontrar melhores preços e até gratas surpresas com relação ao custo-benefício.

 
  • Decoração

Quando for fechar decoração de casamento já tenha algumas referências em mente para saber valores. Já pergunte sobre as toalhas de mesa também, pois muitas vezes não está incluso na decoração. Quanto mais pessoas na mesa, mais você economiza nos arranjos. Coloca-se de 5 a 10 pessoas em uma mesa só (dependendo do tamanho disponibilizado no espaço de evento). Não é preciso marcar mesas, as pessoas costumam se distribuir por afinidade no salão.

É na decoração que você já pensa no bolo fake para a mesa dos doces e buquê que vai querer usar. Geralmente o decorador te dá um buquê de flor natural incluso no valor da decoração, mas se quiser algo especifico o pagamento é feito a parte.

  • Música da festa/celebração (Dj ou banda?)

Para festa, em São Paulo o mais comum é DJ, justamente pelo valor cobrado se comparar com a banda. Mas se quiser banda pode fechar cantores para a cerimônia e festa. Assim gera uma economia. Na igreja a música ao vivo é mais apreciada, mas nada impede de contratar um DJ para o evento completo.

No caso da banda o que eleva o custo é quantidade instrumentos, músicos e cantores contratado. No caso do DJ o custo vem da estrutura contratada (luz, tapete, fumaça, bolhas de sabão e etc…).

Como organizar casamento passo a passo (Foto: Ilustração)
  • Foto e filmagem

É muito importante ter referência de foto e filmagem. Isso porque se escolher um profissional ruim você perde as melhores lembranças do seu grande dia.

Escolha a foto e filmagem com profissionais que você tenha identificação com o estilo de trabalho. Pesquise se a empresa é séria, quanto tempo de mercado possui, se honra com o contratado e somente depois pense nos valores. Nem sempre o barato é o mais recomendado nesse serviço. O custo-benefício é importante.

O valor desse serviço varia muito de acordo com o pacote contratado, mas o custo médio de pacotes básicos sai entre 5 e 10 mil. Muito menos que isso é de desconfiar.

  • Buffet

Mais uma vez a dica é pesquisar o custo por pessoa, mas levar em consideração e a qualidade do serviço. O cardápio deve incluir ao menos 2 entradas, jantar/almoço, bolo e café no final da noite (opcional). Algumas empresas oferecem outros diferenciais, como por exemplo, sorvete, churros, algodão doce, mais entradas ou até mesmo variações diferentes no cardápio do jantar.

Fique atento se a bebida está inclusa. O melhor é já fechar com bebida, pois você pode errar facilmente nesse calculo. O buffet está preparado para atender 10% a mais do que foi contratado. A recomendação é fechar com buffet a menos na lista. Porque se passar ele atende normalmente, sem desperdícios e custos adicionais. Sempre tem uma margem de faltantes, mesmo com a cerimonialista fazendo a confirmação de presença dias antes do evento.

  • Lembrancinhas dos padrinhos/convite dos padrinhos

Você pode fazer lembrancinhas para os padrinhos e incluir na entrega do convite ou entregar um convite comum e no dia da festa dar as lembrancinhas especificas na hora das fotos de protocolo.

Os pais dos noivos, damas e pajens também ganham lembrancinhas diferentes.

Como organizar casamento passo a passo (Foto: Ilustração)
  • Lembrancinhas dos convidados

A lembrancinha para os convidados pode ser doces ou até acessórios. Lembre-se que mesmo sendo barato o valor unitário é um para cada convidado e no final das contas pode sair caro se não estiver preparado.

  • Traje dos noivos, padrinhos e alianças

É preciso ver com antecedência, inclusive para conseguir os melhores preços. É necessário fazer ao menos três provas de trajes, sendo que a última deve ser na semana do casamento.

Se for exigir cor e modelo de traje para os padrinhos é melhor pedir com antecedência e especificar no convite o que deseja que eles usem no grande dia.

A aliança pode ser a de noivado mesmo. Nesse caso mande polir e gravar a data do casamento.

Como organizar um casamento passo a passo
Se sobrar dinheiro ao longo do processo de casamento você pode investir em coisas como os acessórios para a hora da balada. O Kit festa é animado e te ajuda a conseguir diversificar o que no seu evento (Foto: Divulgação)
  • Serviços adicionais

O principal já foi visto, agora é a chamada “perfumaria” que nada mais do que serviços como bartender, cabine, área kids e afins. Isso quer dizer que esses elementos são legais, mas podem ser facilmente cortados sem comprometer a festa de casamento ou cerimonia.

Isso inclui toda a parte de papelaria (cardápio, tags e até mesmos mensagens dentro do convite). No entanto, se tiver uma grana sobrando e gostar desses elementos pode investir sem medo que é sucesso garantido.

CHECKLIST CASAMENTO

Abaixo, uma lista com a ordem da organização do seu casamento:

  • Lista de convidados
  • Lista de padrinhos, pajens e damas de honra
  • Espaço em que o evento será realizado
  • Convite
  • Cerimonialista
  • Celebrante
  • Trajes dos noivos
  • Aliança
  • Decoração
  • Música da festa/celebração (DJou banda)
  • Foto e filmagem
  • Buffet
  • Doces/ bolo
  • Lembrancinhas dos padrinhos/convite dos padrinhos
  • Lembrancinha para os convidados

Serviços adicionais, que são: bartender, cabine de foto, tag, papelaria, kit balada, adereços para hora da gravata e afins.